segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O Império Contra Ataca

Thamiris Souza


Apesar das aparências o império não acabou com a independência das ultimas colônias africanas nos anos 70, hoje ainda essas mesmas colônias são exploradas e não só elas, mas também as das Américas e da Ásia continuam o ciclo de produzir e enviar riqueza para uma "metrópole".
Mas hoje as metrópoles não são tão facilmente identificadas, elas num tem um povo, uma língua, nem mesmo um ponto geográfico especifico que as caracterize, as metrópoles imperialistas do século XXI são as grandes empresas multinacionais.
Elas estão e toda a parte, envolvidas em todo tipo de negócios, e tem armas capazes de fazer valer sua vontade em qualquer parte do globo. Os ajustes do fundo monetário internacional (FMI) são um exemplo. Todas as ações impingidas pelo fundo aos países devedores como forma de liberação de mais credito tem o único objetivo de preparar o terreno para a ação das multinacionais, os bem elaborados planos neoliberais de desenvolvimento só tem como resultado o aumento da pobreza e o saque aos bens do estado.
Vale a pena falar um pouco do nosso velho amigo, o estado. Comitê para gerir os interesses comuns da burguesia, como notou Marx, o estado hoje é ainda mais maléfico. Ele vende os países mundo a fora realizando ajustes para maximizar os lucros do mercado em detrimento da miséria da população.
O fato é que como Adam Smith havia previsto, o liberalismo se tornou global, e os seus "benefícios" hoje atingem todo o mundo. A exploração que no passado foi de homem a homem hoje atingiu níveis assombrosos, as vitimas são contadas aos milhões e não existe esperança de que o cenário vá mudar.
Essa mentalidade de "lucros acima da vida humana", que vem tomando conta da humanidade desde que o fim do feudalismo, vai provavelmente causar o fim dos seres humanos como espécie. Com duas guerras mundiais e uma fria no currículo acho que os impérios do século XXI estão no caminho certo para nos aniquilar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário