quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Império pós-moderno, imperialismo moderno. (visões de um mundo contemporâneo)

Murilo Esteves Junior
Parece-me ser uma duvida comum a confusão de Império e Imperialismo quando se tem o primeiro contato com Negri e Hardt. É preciso entender que o conceito de Império é uma nova forma de analisar a política global contemporânea, por isso o conceito moderno (entendemos por moderno o período que vai de 1500 a 1945) de imperialismo não cabe mais as analises é um conceito frouxo que pode explicar apenas em partes ou em parte nenhum a situação em que vivemos.
A fim de esclarecer essa confusão faremos uma cartografia a fim de facilitar a diferenciação entre os dois períodos e seus conceitos.A modernidade esta intrinsecamente ligada a modernidade. A modernidade em si é o espaço da sociedade disciplinar, da rigidez, da solidez. Da Hegemonia do Estado-nação sobre a população e a economia de seu território. Na modernidade existiam “centros” de comando e áreas bem delimitadas para que esses centros pudessem agir. É assim que funciona o próprio sistema imperialista, um País Europeu domina um país da America do sul ou da África. Fica claro que o conceito de imperialismo serve a essa temporalidade então.
Já a pós-modernidade toma contornos completamente diferentes. É um espaço fluido que engolfa todo a globo terrestre. Os centros de comando não existem mais, as ordens vêm de todos os lugares, vem do virtual existe então um não-lugar de comando. A rigidez, a solidez foi substituída pelo controle e pela fluidez, não se precisa mais deixar o individuo ou o capital preso numa instituição disciplinar, agora se controla o fluxo, vive-se em locais abertos mais quase sempre monitorados.O Império domina o globo, opera nele por completo.
Na modernidade como vimos existiam espaços bem delimitados para que os Estados-nação agissem, agora na pós-modernidade o enfraquecimento dos Estados-nação mostra a sua incapacidade de governar a nova carne da multidão. Por outro lado vemos a globalização da economia. Quem controla esses fluxos globais de mão de obra, de capital, bolsa de valores... São as grandes corporações que controlam esses fluxos.
Negri e Hardt São bem claros ao afirmar “A transição para o Império surge no crepúsculo da soberania moderna. Em contraste com o imperialismo, o Império não estabelece um centro territorial de poder, nem se baseia em fronteiras ou barreiras fixas. É um aparelho de descentralização e desterritorialização do geral que incorpora gradualmente o mundo inteiro dentro de suas fronteiras abertas e em expansão. O Império administra entidades híbridas, hierarquias flexíveis e permutas plurais por meio de estruturas de comando reguladoras. As distintas cores nacionais do mapa imperialista do mundo se uniram e mesclaram, num arco-íris imperial global.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário