sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

“É para a segurança de quem pode pagar” ou se conectar.

Murilo Esteves Junior

www.twitter.com/MuriloEJunior
Email/Gtalk : muriloejunior@gmail.com








No dia 23 de janeiro de 2010 fomos ao TwitcontroES ( http://twicontroes.co.cc/ ) o encontro dos “tuiteiros” capixabas. O que a princípio seria apenas um local de encontro para o conhecimento físico de pessoas que já se conheciam via internet, tomou novos rumos, pelo menos para minha pessoa, já que sou um entusiasta de sistemas de vigilância e da sociedade de controle.

Foi assim, sem mais nem menos, que o sangue subiu a minha cabeça quando recebi um panfleto com o seguinte usuário de twitter (daqui pra frente sempre que eu usar o @ significará um usuário de twitter) @VVsegura . O Vila Velha Segura é um projeto ainda em fase de teste que é comandado pelo Secretário de Defesa Social de Vila Velha, Ledir Porto (@ledirporto), que antes cuidava do mesmo seguimento no município da Serra.

Foi o próprio Ledir que estava panfletando no TwitcontroES, no meio do evento, juntamente com @fabiomalini (http://fabiomalini.wordpress.com/), @lorranviera (http://moquecarocker.blogspot.com/) , @ledirporto e outros “tuiteiros”. Foram surgindo algumas questões que colocam em xeque o projeto de Vila Velha Segura. Vamos aqui deixar mais claros alguns problemas que vemos nesse projeto.

Como Funciona o Vila Velha Segura:

Várias câmeras instaladas na orla de Vila Velha têm um número que as identificam, assim a pessoa vê um ato suspeito ou criminoso acontecendo perto da área de alcance da câmera e manda uma “mensagem direta” via twitter para o @Vvsegura. Uma central receberá essa mensagem e direcionará a câmera a fim de encontrar o tal ato suspeito ou criminoso.

Alguns pontos a serem discutidos:

Um primeiro ponto é que a iniciativa é maravilhosa, não tenho dúvidas de que as intenções são excelentes. Mas vamos aos fatos reais, numa cidade onde não se tem nem saneamento básico direito é uma ofensa oferecer um sistema de segurança participativo através da internet, pois sabemos que a maioria da população não tem acesso, e nem é usuário no twitter.
Sem dúvida Vila Velha hoje é símbolo de como as redes sociais podem ser usadas para a segurança, a união de vigilância participativa e redes sociais é uma ótima receita para uma cidade que vive um medo paranóico.
As câmeras de segurança na orla apenas modificaram os locais dos crimes, não existe dúvida que as câmeras inibem ações criminosas, mas os crimes acabarão parando nas ruas próximas, então qual será a solução futura? Instalar câmeras nas outras ruas? E depois em toda a cidade? E viver como no romance Orwelliano 1984? - de onde, não por acaso, foi tirado o nome do programa Big Brother? Onde as pessoas são vigiadas o dia todo? Londres hoje é a cidade com maior número de câmeras do mundo, em média uma pessoa é filmada por 11 câmeras diferente durante o dia. Sistemas biométricos unidos a essa tecnologia de vigilância podem acabar com a privacidade de qualquer pessoa e não acabar com a violência.

Perfis falsos no twitter ou uma chuva de spams em forma de mensagem direta podem transformar o trabalho dos operadores das câmeras em uma verdadeira situação caótica, imagina receber 10.000 mensagens por minuto e checar todas elas? É claro que existem defesas para esse tipo de situação, mas será que o @VVsegura está preparado para isso?

Acredito que a socialização das imagens também deveriam acontecer. Se estão chamando a população para ser “dedo-duro” acho que nada mais justo que mostrar também a tele-tela ou câmera -olho do sistema de vigilância do Estado.

Vejo nessa atitude um duplo perigo na socialização. O primeiro me parece muito com o da vigilância participativa feita na fronteira entre Estados Unidos e México (http://dispositivodevisibilidade.blogspot.com/search?q=fronteira , para saber mais checar o link da professora Fernanda Bruno, @fernandabruno), na qual cidadãos americanos passam horas entrando em sites com acesso a câmeras na fronteira e sempre que percebem atividades suspeitas avisam as autoridades. Outro perigo é para o próprio Estado, pois imagina se uma denúncia é feita, e ela fica registrada no twitter, até aí ótimo. Mas imagina se ninguém checa a denúncia e o crime de fato acontece e nenhum policial foi checar? Ou se nessas câmeras pudéssemos acompanhar atividades suspeitas das próprias autoridades que sabemos que algumas são corruptas?
O governo britânico tem um lema, que é mais ou menos o seguinte: você não precisa temer se não tem nada a esconder.

Botamos aqui algumas questões que achamos interessante para o debate do Vila Velha Segura, sem dúvida pretendemos uma crítica construtiva a fim de formar uma sociedade segura, mas também justa e acessível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário